20061015

Cinco anos, idade apenas, uma criança....

Bom dia meus amigos! O que uma criança com cinco anos pensa? O que passa pela cabeça dessa criança? Que aprendizado sobre a vida, ela pode ter com tão pouco idade?Hoje, uma garotinha com seus cinco anos me surpreendeu muito, ela estava fazendo lanche aqui, e na televisão estava o presidente Lula falando...( quem disse que crianças não estão antenadas? ) ela me olhou e perguntou: - Tia, você gosta desse homem? Fiquei sem graça e disse que só responderia se, ela, primeiro me dissesse, se ela gostava dele. Ela sorriu e me respondeu que não, pois, o pai dela disse que ele era bandido, que mentia, que faz so feia, e que mentir é muito feio. E sorrindo ela me disse: - Tia, eu não voto nesse homem, eu vou votar na minha vovó, você vota nela também? Minha vovó não mente, minha vovó é boa, acho ela linda, você pode votar nela. Votar na avó da Camille é uma boa, ou seja, uma excelente opção. Uma senhora doce, terna, linda, elegante, carinhosa e ensinou Camille que mentir é algo muito feio. Quem é Camille? Camille é minha cliente mirim, pelo menos duas vezes na semana, vejo ela aqui com seus pais e sua irmã mais velha de doze anos. Camille é uma garotinha com rostinho fino, pele muito branca e cabelinhos negros como a noite...mãozinhas pequenas e muito delicadas, vestida estava hoje, de calça jeans, camiseta rosa e jaqueta jeans. Camille me fez pensar que sua avó seria a melhor candidata a presidência do Brasil, me ensinou que, mesmo ela tendo só cinco anos, já aprendeu que existem pessoas boas para governar esse país... e uma dela é sua avó. Camille não gosta de mentiras, de coisas feias, isso ela já aprendeu. Camille foi aplaudida pelos demais, que estavam jantando aqui e ouviram o pedido para que eu, também votasse na avó dela. Muitos sorriram, e acredito que Camille na sua inocência nos deu uma lição de cidadania, que devemos votar nas pessoas que confiamos, que respeitamos. Devemos votar usando o coração e devemos observar mais quem escolhemos para governar esse amado país. Camille na sua ingenuidade e a mais pura inocência ensinou a todos que devemos repensar na vida e que, ainda o amor é algo lindo, e por amar tanto sua avó, ser para ela, a pessoa que mais admira e lhe ensinou que, mentir é algo feio, deve ser a pessoa que confia seu voto. Não, não estou falando mal de Lula, não estou falando bem e nem mal de outros políticos, hoje, vou falar que aprendi com Camille, que devo sempre seguir minha intuição e meu coração. O coração de Camille ainda é repleto de inocência e amor puro...e esse amor devemos ter pelo nosso país, pela nossa Pátria, e não cegar diante de tanta coisa feia que estão estampadas diante do nossos olhos e fingimos não ver, ou não querer acreditar que está acontecendo. Camille é tão doce, tão delicada, e me deixou pensativa, depois que ela foi embora no colo do pai. Sonolenta no colo do pai, ela me disse tchau e ainda assim, perguntou se eu votaria na avò dela, respondi que sim, que eu iria votar na avó dela, ela sorriu e acenou com sua mãozinha...Então, se avó de Camille é uma pessoa tão linda, eu vou votar na avó da Camille... Amigos, a avó da Camille, nem imagina que ela está fazendo campanha para ela, e vai rir muito quando souber que, ela é sua cabo eleitoral, sem nem saber como se filia num partido político, avó de Camille é uma senhora, dona-de-casa, só isso, mas é a melhor avó do mundo. Uma coisa eu sei, Camille já tem noção do que é certo e errado, com seus cinco anos, tem plena noção do que pode ser bom ou ruim, só lamento que muitos adultos não tenham essa noção, não saiba e não queiram enxergar o que é errado e certo. Camille ainda não sabe nada de conveniências, de falcatruas, de coisas obscuras, de maldade, de crueldade, de roubos, de vergonha, mas sabe distinguir o certo e o errado para tantas coisas... Hoje, vou me deitar pensando em Camille, qual me ensinou algo muito bom, que ainda devo seguir meu coração, e a razão também...que devo enxergar o que é certo ou errado, sem me preocupar com o que os outros pensam, que devo ser honesta comigo mesma nas minhas escolhas, e saber que posso encontrar pela frente pessoas boas, como a avó de Camille é para ela.Vou sim, adormecer com meu voto pronto, votar na avó de Camille ( no candidato que não é manchete todo dia, em se tratando de roubos, entre outras coisas horriveis ), isso quer dizer, que minha escolha ao votar, deve ser feita pelo meu coração, pelo que vejo e sinto, né mesmo?E você vai votar na avó da Camille? Uma pessoa que não mente, que é boa, honesta, e faz com que seja amada intensamente. Ah amigos! Ando tão perdida em minhas duvidas, mas Camille é uma benção em minha vida, é uma criança que encanta e ainda ensina gente grande votar certo. Marillena Salete Ribeiro Videira - Santa Catarina em: 23/9/2006

Nenhum comentário: